O Instituto Cultural Steve Biko participou, nesta quarta-feira (19/11), da 1ª Festa Literária de Periperi (FLIPERI), realizada no Colégio Estadual Nelson Mandela, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A instituição foi representada por Cristina Santos e Eliane Cavalleiro, integrantes do Oguntec – Programa de Educação STEM (Science, Technology, Engineering and Math / Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) da Biko.
O evento, que este ano adotou o tema “Escrita de Si”, reuniu estudantes, escritoras, escritores e artistas para discutir literatura, identidade e experiências de mundo, ocupando o espaço escolar com narrativas negras e potentes.
Para Cristina Santos, a participação na FLIPERI demonstra o papel fundamental da escola pública como agente de letramento racial no cotidiano estudantil.
“Hoje, o subúrbio está em festa!! E não é qualquer festa. A festa literária intitulada Escrita de Si, organizada pelo Colégio Estadual Nelson Mandela/Periperi, tendo a diretora Olívia Costa como precursora desse letramento racial nesse espaço estudantil. Participar de uma festa nesta dimensão é poder dialogar com corpos diversos. O Instituto Cultural Steve Biko, na ação do Oguntec, integra essa ação de complementar essas vozes”, pontuou Cristina.
Durante sua participação no evento, Eliane Cavalleiro destacou a relevância da literatura como instrumento de afirmação e elaboração identitária entre estudantes da educação básica.
“O evento organizado pela equipe gestora do Colégio Nelson Mandela constituiu uma oportunidade valiosa para os estudantes conversarem com escritores e artistas sobre a vivência identitária em suas obras. O trabalho de fortalecimento de identidades e de conscientização sobre as desigualdades raciais e de gênero em nossa sociedade é um trabalho de base do Programa Oguntec”, disse Eliane.
Na oportunidade, ela também compartilhou sua trajetória como mulher negra periférica da cidade de São Paulo, ressaltando que seu percurso educacional e sua produção acadêmica constituem instrumentos de resistência e ativismo social em prol do antirracismo e do fortalecimento de grupos historicamente discriminados.
A participação de Cristina Santos e Eliane Cavalleiro na 1ª FLIPERI reafirma o compromisso do Instituto Cultural Steve Biko e do Oguntec com a produção de conhecimento, a valorização das identidades negras e o fortalecimento da educação pública como espaço fundamental de transformação social.